Foco de atuação: Cultura.
Participantes diretos: 20 participantes da comunidade.
Participantes indiretos: 250 pessoas da comunidade.
Parceiros: Prefeitura Municipal de Barroso, Governo do Estado de Minas Gerais (via incentivo fiscal) e Holcim Barroso.
O que é - O projeto Educação Patrimonial (Cidades e Identidades Culturais) foi realizado através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e teve a realização de duas ações integradas: um diagnóstico participativo e o curso Resgate com Arte . Esse projeto foi norteado pelos conceitos presentes em documentos oficiais cujas diretrizes são consolidadas pelos órgãos de proteção e pelas cartas patrimoniais internacionais.
Objetivo - Promover a construção coletiva da identidade de Barroso por meio de metodologia de identificação do patrimônio cultural.
Público-alvo - Pessoas ligadas à cultura local, professores e comunidade de Barroso.
Execução - Instituto Arte Visão.
Resultados 2014
- Participação de 20 participantes na formação e 250 pessoas na exposição.
- Primeiro módulo: oito horas de apresentação de conceitos e exercícios práticos – início de processo que ajuda a revelar a identidade da cidade.
- Segundo módulo: diagnóstico participativo – conceito; apresentação de vídeos de animação para ilustrar a teoria; elaboração de listas em conjunto de lugares, espaços e territórios culturais; saberes e ofícios tradicionais; festas, feiras, eventos, práticas e manifestações culturais; e identificação de tudo que foi levantado no mapa de Barroso.
- Realização de exposição com todos os materiais gerados durante as capacitações.