Moradores de Pedro Leopoldo revitalizam espaço em mutirão comunitário PDF

Cerca de 120 moradores e lideranças de Pedro Leopoldo participaram neste sábado e domingo de um mutirão que revitalizou o campo da Área Verde, no bairro Teotônio Batista de Freitas. O local ganhou um “espaço cultural”, com palco para apresentações e uma pequena arquibancada de pneus; uma área de lazer para crianças, com escorregador, caixa de areia, gangorra e gira-gira; mesa para jogos; bancos de praça, além de ter o campinho de futebol melhorado. Os participantes ainda plantaram árvores frutíferas e plantas ornamentais ao redor de toda a área. “Sou funcionário da LafargeHolcim e morador do Teotônio Batista de Freitas. Para mim, participar do mutirão e poder contribuir para a revitalização da Área Verde foi muito especial. Além disso, pude convidar e ver meus colegas de trabalho participando como voluntários em meu próprio bairro”, conta Paulo Cesar Gomes, analista químico do Controle de Qualidade. 

A revitalização do campo da Área Verde foi o sonho escolhido pela população durante a Vivência Oasis, formação que tem o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário através de mobilizações coletivas. O mutirão, chamado de “Mãos na Massa”, é uma das etapas desta formação que, em Pedro Leopoldo, aconteceu de 15 a 21 de setembro e contou com uma série de atividades. A moradora e participante Simone Rosa de Souza reconhece a importância de todo o processo e da união da população em prol da melhoria coletiva. “A Vivência Oasis me ajudou a conhecer melhor minha comunidade. Transformar o nosso sonho em realidade foi muito importante para nós. Tenho certeza que este resultado irá nos proporcionar muitas outras oportunidades e, juntos, mobilizaremos muitas pessoas e realizaremos muitos sonhos”, afirma.

Entre as atividades realizadas estão um Show de Talentos com apresentações musicais, de dança, de artesanato e costura, o mapeamento e a escolha do sonho coletivo, a captação dos recursos necessários, a mobilização e, por fim, a re-evolução, com a apresentação dos resultados e a definição das próximas demandas da comunidade que serão trabalhadas. Na ocasião, foi decido que os moradores irão terminar os últimos detalhes da revitalização da Área Verde, como pintura, instalação de mais brinquedos, iluminação, conclusão da construção da arquibancada, além da definição do evento de inauguração e das atividades diversas como cinema na praça, aulas de música e teatro. Para isso, serão promovidas reuniões semanais às quartas-feiras.

A Vivência Oasis contou com grande participação e apoio da população de Pedro Leopoldo. Muitos comerciantes, empresários e a Prefeitura ajudaram doando materiais e maquinário para a realização do sonho. Além disso, todas as atividades contaram com ampla presença de moradores, especialmente de jovens, mostrando que o sucesso de iniciativas como esta vem da força coletiva. “A revitalização da Área Verde é o resultado de todo um trabalho realizado ao longo da semana. Todos os encontros com a comunidade nos ensinaram que, juntos, podemos realizar sonhos coletivos. O Instituto Holcim acredita que empoderar pessoas e convidá-las a participar deste processo fortalece os territórios e contribui para o desenvolvimento deles”, conclui Cynthia Ferraz, supervisora de relações externas da LafargeHolcim e gestora local do Instituto Holcim.

Vivência Oasis

Com o propósito de mobilizar a população, criando um vínculo efetivo com a comunidade para a construção de um sonho que valorize a coletividade, a Vivência Oasis promove capacitação e treinamento sobre a filosofia e a metodologia Elos, desenvolvendo habilidades de empreendedorismo, liderança, olhar apreciativo, escuta ativa e cooperação. Os participantes aprendem através de ações socioambientais e passam por atividades práticas e teóricas compostas de identificação de recursos, talentos e sonhos locais; facilitação de rodas de conversa; encontro de projeto coletivo e mutirão para realização do mesmo em um fim de semana.

A Vivência Oasis é promovida pelo Instituto Holcim, com apoio da LafargeHolcim e coordenação do Instituto Elos.